A lenda das Cataratas

E aí viajante! Já ouviu falar da lenda das Cataratas?
Uma história de amor que aconteceu há muito tempo, antes mesmo das cataratas se formarem.

O ínicio de tudo!

Os índios Caingangues, que habitavam as margens do Rio Iguaçu, acreditavam que o mundo era governado por M’boy ( um Deus em forma de serpente e filho do Tupã).  Naipi, filha do cacique Igobi, tinha uma beleza admirável. Devido à sua beleza a Índia foi consagrada ao M’boy, vivendo somente para o momento da sua união.

Havia um lindo índio jovem guerreiro chamado Tarobá, que se apaixonou perdidamente por Naipi, a paixão era tão avassaladora que Tarobá combinou com Naipi uma fuga perigosa para que ambos pudessem viver esse amor. 

No dia mais esperado da tribo, a grande festa de consagração da índia Naipi que seria entregue ao M’boy, em um momento de distração do Cacique e do Pajé, o casal apaixonado subiu em uma canoa e fugiram rio abaixo!

Confira abaixo a reportagem com a história da lenda

Formação das Cataratas do Iguaçu

No momento que o M’boy ficou sabendo da fuga ele ficou furioso! Sua fúria era tanta, que ele penetrou nas entranhas da terra retorcendo seu corpo e produzindo uma enorme fenda na terra que formou as Cataratas

Naipi foi transformada em uma das rochas centrais das Cataratas, Tarobá foi transformada em uma palmeira situada à beira de um abismo, inclinada sobre a garganta do rio, debaixo dessa palmeira acha-se a entrada de uma gruta onde M’boy vigia eternamente suas vítimas. 

Até hoje é possível avistar o coqueiro, a pedra e a gruta..

Que história! As Cataratas é linda de todas as formas.

E aí viajante, você sabia dessa história?

Confira também:
Visite as Cataratas do Iguaçu
Roteiros em Foz do Iguaçu



Fonte: ICMBIO

Compartilhe esse post:

Conteúdos relacionados

plugins premium WordPress